|

|

Endereço: Av. Araguaia, 248, São Félix do Araguaia/MT, CEP: 78670-000

|

CNPJ: 03.918.869/0001-08

São Félix do Araguaia, State of Mato Grosso, Brazil

Audiência Pública vai discutir criação do Parque Natural Municipal na região da Lagoa do Aterro

Proposta prevê preservação ambiental, lazer, turismo e qualidade de vida para toda a população

Fonte: ASCOM Prefeitura de São Félix do Araguaia
06/08/2025


A Prefeitura de São Félix do Araguaia convida toda a população para participar da Audiência Pública que discutirá a criação do Parque Natural Municipal, na região da Lagoa do Aterro. O encontro será realizado no dia 14 de agosto, às 19 horas, na Avenida Raimundo Miranda de Souza (Rua do Aterrinho).

O projeto, elaborado com base na Lei nº 9.985/2000 que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), propõe a implantação de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral com cerca de 68,42 hectares. O objetivo é proteger ecossistemas de relevância ecológica e beleza cênica, preservar a biodiversidade e promover o uso sustentável dos recursos naturais, com atividades como pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.

Entre os benefícios previstos estão:
• Lazer para toda a família;
• Valorização dos imóveis;
• Melhoria da saúde pública;
• Preservação ambiental;
• Qualidade de vida para todos.

A analista ambiental Yasmin Sakamoto destaca que a audiência será uma oportunidade para a população conhecer e opinar sobre o projeto: “Será o momento de apresentar a proposta, esclarecer dúvidas e ouvir as contribuições da comunidade. O parque vai preservar e revitalizar a área, gerar benefícios ambientais e sociais e fomentar o turismo”, pontua.

A proposta será apresentada com base em estudos técnicos, demarcação do perímetro e previsão de criação de um Conselho Gestor para garantir a gestão participativa do espaço.

Sua participação é essencial para a construção desse projeto que será de toda a comunidade.

Ir para o conteúdo